A Medicina Interna é uma área que estuda, de forma mais aprofundada e criteriosa, os casos mais complexos que possam ser apresentados aos clínicos de primeira opinião. No Hospital Escolar Veterinário FMV-ULisboa, as consultas de Especialidade em Medicina Interna são efectuadas pelo Dr. Rodolfo Oliveira Leal, especialista europeu em Medicina Interna (Diplomado pelo colégio Europeu ECVIM-CA) e um dos primeiros com este grau a trabalhar em Portugal. Os médicos veterinários podem referenciar os seus casos para a consulta de Medicina Interna, utilizando o formulário que podem solicitar por e-mail. 
 

Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa dispõe de uma Unidade de Isolamento para internamento de animais com doença infeciosa confirmada ou com suspeita clínica de doença infeciosa a aguardar diagnóstico. A UIDI destina-se ao internamento em isolamento de pacientes provenientes do Hospital Escolar da FMV/ULisboa ou referenciados por veterinários externos à FMV/ULisboa.
Nesta Unidade são ainda realizadas consultas de Referência de Doenças Infeciosas pela Prof. Solange Gil. Marcações realizadas utilizando o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript ativado para o visualizar .

Unidade de Isolamento

 

 

 

 

 

A acumulação de placa bacteriana, tártaro e consequente doença periodontal, são problemas que afectam um elevado número dos nossos animais de companhia (alguns estudos relatam 80% de incidência). As raças de cães miniatura são as mais predispostas, mas podem ser afectadas quaisquer raças de cães e gatos

A Gengivo-estomatite crónica felina (GECF) caracteriza-se por uma inflamação crónica, local ou difusa, da boca, podendo ser do tipo ulcerativo ou ulcero-proliferativo.A dor associada à GECF provoca um comportamento de ansiedade e/ou agressividade para com o alimento e períodos de anorexia. Numa fase inicial, antes de deixar de comer, o gato sente-se desconfortável e por isso diminui a frequência dos seus cuidados de higiene. Nesta fase  o pêlo fica baço com regiões de acumulação de saliva, nomeadamente nos membros anteriores e cantos da boca.
O colapso de traqueia é uma doença crónica, progressiva e irreversível, que é consequência de um processo degenerativo da cartilagem que forma os anéis traqueais
 
 
 
O Hospital Veterinário Escolar tem à disposição dos seus clientes a consulta de reprodução de pequenos animais. As consultas e ecografias do Departamento de Reprodução decorrem em regime de marcação, às terças, quintas e sextas-feiras, entre as 9 e as 12:30.
Actividades de Verão levam estudantes do Ensino Secundário ao Hospital Escolar da FMV
O programa “Verão na ULisboa” é uma iniciativa da Universidade de Lisboa que visa proporcionar aos alunos do ensino secundário a oportunidade de experimentar a actividade académica nas várias Escolas da Universidade.

Agora é mais fácil marcar consulta geral no Hospital Escolar.

 

As respostas para as perguntas mais comuns sobre a leishmaniose canina.