Cuidados a ter relativamente à doeça causada pelo Novo Coronavírus (COVID-19) e aos animais de companhia

Desde o final do ano de 2019, um surto de pneumonia em humanos na China tem vindo a atrair a atenção de todo o Mundo relativamente ao novo coronavirus (designado SARS-Cov-2), considerado um risco potencial de saúde pública a nível internacional. Este novo vírus foi identificado inicialmente na cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei. Entretanto, o vírus viajou por todo o Mundo, tendo chegado a Portugal a 2 de Março de 2020.

Caro colega,

 

Foi criado um documento que lhe permite referenciar, mais facilmente, um paciente para o Hospital Escolar Veterinário FMV-ULisboa. Poderá fazer o Download do documento aqui

Cirurgia de catarata bilateral por facoemulsificação bimanual com implante de lente intraocular num cão 
 
As cataratas são um dos diagnósticos mais frequentes em oftalmologia veterinária, constituindo a principal causa de cegueira em cães. A abordagem cirúrgica é a única resolução eficaz, sendo a facoemulsificação a técnica de eleição. O presente caso clinico descreve a correção cirúrgica de cataratas bilaterais num canídeo pela técnica de facoemulsificação bimanual com implante de lente intraocular.
A Medicina Interna é uma área que estuda, de forma mais aprofundada e criteriosa, os casos mais complexos que possam ser apresentados aos clínicos de primeira opinião. No Hospital Escolar Veterinário FMV-ULisboa, as consultas de Especialidade em Medicina Interna são efectuadas pelo Dr. Rodolfo Oliveira Leal, especialista europeu em Medicina Interna (Diplomado pelo colégio Europeu ECVIM-CA) e um dos primeiros com este grau a trabalhar em Portugal. Os médicos veterinários podem referenciar os seus casos para a consulta de Medicina Interna, utilizando o formulário que podem solicitar por e-mail. 
 
A Unidade de Isolamento e Contenção Biológica (UICB) e uma unidade do Hospital Escolar (HE) da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa destinada à admissão de pacientes suspeitos ou confirmados com doença infeciosa.

A acumulação de placa bacteriana, tártaro e consequente doença periodontal, são problemas que afectam um elevado número dos nossos animais de companhia (alguns estudos relatam 80% de incidência). As raças de cães miniatura são as mais predispostas, mas podem ser afectadas quaisquer raças de cães e gatos

O colapso de traqueia é uma doença crónica, progressiva e irreversível, que é consequência de um processo degenerativo da cartilagem que forma os anéis traqueais
 
 
 
O Hospital Veterinário Escolar tem à disposição dos seus clientes a consulta de reprodução de pequenos animais. As consultas e ecografias do Departamento de Reprodução decorrem em regime de marcação, às terças, quintas e sextas-feiras, entre as 9 e as 12:30.

Agora é mais fácil marcar consulta geral no Hospital Escolar.

Pág. 1 de 2