Nova consulta de cuidados paliativos no Hospital Escolar Veterinário

Se o seu cão ou gato sofre de doença grave ou limitante curável; de doença crónica; ou de doença incurável, como por exemplo disfunção cognitiva senil, doença renal crónica, doença oncológica, alterações da micção, insuficiência cardíaca, doenças neurológicas ou músculo-esqueléticas, dificuldade locomotora, stress respiratório, doença gastro-intestinal, etc.
Se:
- Os tratamentos curativos falharam
- É um paciente frágil
- Existem outras doenças simultâneas graves
- O tratamento curativo não está indicado, por:
           . Possibilidade de falha precoce do tratamento
           . Tumores associados a sinais graves ou metástases
           . Recidivas após tratamento curativo
           . Decisão dos tutores

A medicina veterinária paliativa pode ser o passo seguinte. Pretendemos restaurar ou manter a qualidade de vida, aliviando o sofrimento e aprendendo a “viver com a doença”, em vez de “sofrer da doença”.

Os cuidados paliativos:
 - São indicados na doença grave, independentemente da fase em que se encontre
 - Podem ser realizados em simultâneo com tratamento curativo
 - Estão focados no alívio dos sintomas, dor e stress induzidos pela doença
 - Centram-se na ligação animal-cuidador, refletindo os seus objectivos e preferências
- Atende às necessidades do paciente e dos seus tutores para cuidados de suporte
 - Têm como objectivo primordial melhorar a qualidade de vida do paciente e da família

Nesta consulta será criado um plano individualizado de tratamentos paliativos, tendo em conta não só o paciente (situação clínica, temperamento, preferências), mas também a sua família, nomeadamente os objectivos e as necessidades prioritárias.

Usamos uma abordagem integrativa, de forma a optimizar o maneio dos sintomas e do desconforto físico do paciente, incluindo o controlo da dor e a avaliação e monitorização da qualidade de vida.

Sofia Mouro
Médica Veterinária no HEV desde 2001 (DVM, MsC)
Certificação em Cuidados Continuados e Paliativos Veterinários (CHPV) pela International Animal Association of Hospice and Palliative Care (IAAHPC)