Reprodução

O Hospital Escolar presta os seguintes serviços de reprodução para equinos:

Avaliação de reprodutores ( garanhões e éguas ) e certificação de aptidão reprodutiva – indispensável no acto de compra-venda ou no planeamento da época reprodutiva, ou simplesmente para comprovar a potencial fertilidade de um animal sob suspeita.

Testes de conservação ( refrigeração e congelação ) de sémen – saiba se o seu garanhão apresenta sémen compatível com a produção de doses seminais para conservação e comercialização.

Produção de doses seminais refrigeradas – para fazer a expedição de doses refrigeradas para qualquer local do globo.

Produção de doses seminais congeladas - para fazer uma reserva de doses seminais congeladas, imortalizadas em azoto líquido, para futura utilização na sua própria coudelaria, substituindo o uso do garanhão por motivos de ausência ou doença. Nota: estas doses não se destinam a comercialização nem a exportação.

Inseminação artificial – para controlar o momento da ovulação e inseminar no período de melhor fertilidade, utilizando sémen fresco, refrigerado ou congelado.

Recolha e congelação de embriões – para imortalizar em azoto líquido jovens embriões provenientes de éguas dadoras emparelhadas com garanhões seleccionados.

Recolha e Transferência de embriões – para recolher embriões de éguas selectas, aumentando o seu número de crias biológicas por época reprodutiva, ou simplesmente para obter crias de éguas que não podem levar a gestação até termo por motivos de doença ou de presença em provas.

Programas de controlo da fertilidade na coudelaria – para implementar estratégias que visam a optimização da eficiência reprodutiva na coudelaria ou para fazer uma avaliação das actuais regras de maneio. Auditoria e consultoria sobre a fertilidade na sua coudelaria.