Internamento Doenças Infeciosas

A Unidade de Isolamento de Doenças Infeciosas (UIDI) da Faculdade de Medicina Veterinária da ULisboa iniciou a sua atividade a 7 de Outubro de 2013.
A UIDI, é uma instalação para diferentes espécies localizada no edifício G0 e está organizada em diferentes salas:
- Uma sala para internamento de canídeos,
- Uma sala para internamento de felídeos e,
- Uma sala para internamento de animais de médio e grande porte
 Todas as salas funcionam autonomamente em sistema de pressão negativa, ar filtrado e com circuito de videovigilância.
A unidade destina-se ao internamento de animais com doença infeciosa confirmada ou com suspeita clínica de doença infeciosa a aguardar diagnóstico, nomeadamente: Diarreias com suspeita infecciosa, Parvovirose, Infecções por coronavírus e rotavírus, Esgana, Tosse de canil, Hepatites infecciosas, Diarreia por campylobacter, Leptospirose, Leucemia felina, Imunodeficiência felina (com infecção secundária concomitante), Peritonite infecciosa felina, Panleucopenia felina, Infecções do tracto respiratório superiores no gato e Doenças cutâneas (dermatites por bactérias multirresistentes, dermatofitiases, sarna, etc.).
A utilização da unidade é integrada no plano de ensino-aprendizagem dos estudantes do 3º, 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, sob a supervisão de docentes e clínicos.
A responsável da Unidade de Isolamento é a Professora Solange Gil com a colaboração do Professor Virgílio Almeida e da Dra. Joana Gomes.